Publicidade

http://img91.imageshack.us/img91/1563/bannerpublicitario.gif

Werder Bremen- Á atençao do Nacional


Depois de iniciado ontem com a analise do Chelsea(adversário do Porto na CL) é a minha vez de analisar outro que calhou em sorte das equipas nacionais. Desta feita o Werder Bremen, cabeça de serie no grupo do Nacional da Madeira.

Treinador

Tomas Schaaf

Schaaf, antigo jogador do Werder das décadas de 80 e 90. Como treinador regressou a Bremen, após a passagem na equipa sub21 da Alemanha, onde esta desde 1999 tendo conseguido diversos títulos


Taça da Alemanha: 99, 2004 e 2009

Campeonato Alemão: 2006

Taça da Liga : 2006

Supertaça Alemã: 2009


Schaaf para alem dum profundo conhecedor do futebol Alemão conseguiu também o feito de levar o Bremen á final da Taça Uefa na ultima época, acabando por ser derrotado na final.

É portanto um treinador experiente apesar dos 48 anos, com provas dadas quer internamente quer a nível de competições Europeias.

Jogadores importantes



Naldo: O central brasileiro vai para a 5ºa época em Bremen, é um dos patrões da equipa, seguro no jogo defensivo e senhor de um pontapé forte e colocado, marca golos frequentemente, quer de livre, de remate de meia distancia ou de cabeça em bolas paradas.


Frings: O capitão do Bremen e outra das vozes mais activas do balneário do Werder, um pivot defensivo com grande qualidade de posicionamento, passe e remate. Conjuga a recuperação de bolas com um bom índice de eficácia na construção de jogo


Özil: É o jogador mais criativo deste Bremen, depois da saída de Diego, Ozil assume-se como a estrela da companhia, técnica muito acima da media, visão de jogo fantástica e um grande poder de chegada para a finalização, o que lhe vale muitos golos.

Marko Marin: Marin deu o salto este ano para um clube de topo como é este Werder e assumiu-se como titular na equipa, aposta de Schaaf e jovem promessa (certeza?) Alemã é um jogador desequilibrador puro, de drible fácil e que neste Bremen tem crescido a nível táctico também, mais um jogador a ter em conta.


Pizarro: Dispensa apresentações, um finalizador nato, tem sido a principal aposta de Schaaf na frente juntamente com Hunt. Pizarro trocou o Chelsea pelo Bremen esta temporada.


Sistema Táctico

Pelos jogos do Bremen esta época parece claro que Schaaf já tem o seu onze base bem definido.
Wiese, Fritz, Mertesacker, Naldo e Boesnisch na defesa, dois pivots mais defensivos, Frings e Borowski, Ozil mais na direita, Marin na esquerda e na frente Hunt e Pizarro.

O 4x4x2 é o Sistema base deste Werder Bremen, com Ozil e Marin encarregados de lhe dar ora profundidade caindo nas faixas, ora dinâmica flectindo para o centro do terreno e abrindo espaço para as entradas dos laterais.
Na imagem vê-se perfeitamente Hunt e Pizarro a formar a dupla ofensiva com Marin aberto aqui na esquerda e Ozil na direita.

Uma das identidades tácticas do Werder é a pressão forte em todo o campo, é frequente a equipa subir em bloco para tentar evitar a saída de jogo do adversário.



É facilmente visível a pressão muito "alta" que equipa do Bremen exerce.

Um dos pontos que pode ser explorado pelos adversários do Bremen, neste caso o Nacional, é a saída rápida para o ataque que feita com eficácia e ultrapassando essa pressão forte do Bremen os pode apanhar desequilibrados atrás, Frings e Borowski são lentos na recuperação e quando sobem os dois em bloco pode ser aproveitado.
Na imagem uma saída rápida que apanha o Bremen completamente desposicionado.

De forma a evitar isto é habitual a alternancia nas subidas entre Frings e Borowski, há normalmente sempre um que fica fixo na posição soltando o outro mais apoiar o ataque.


Outro dos pontos fortes do Bremen são as bolas paradas, livres descaídos para os flancos são cobrados por Ozil que cruza tenso, são sempre muito perigosos. Livres frontais são batidos por Naldo com alguma eficácia.
A evitar o mais possível faltas próximas da área.

Destaque também para as soluções que Schaaf dispõe, especialmente no ataque onde conta com Moreno, ex-Shaktar e Hugo Almeida.

Resumo:
Esquema: 4x4x2
Pontos a ter atenção:
- Movimentos(externos/internos) de Ozil e Marin e possivel subida dos laterais
- Bolas paradas
- Marcação cuidada aos dois homens da frente

O Werder Bremen é sem duvida o principal favorito ao primeiro lugar do grupo e ao Nacional resta-lhe afrontar os jogos com o sentimento de não ter nada a perder e tentar mais uma gracinha. Especialmente no seu terreno e com um pouquinho de sorte que é sempre importante o Nacional pode bater este Bremen.

6 comentários:

JSRL disse... / 3 de setembro de 2009 às 14:12  

Está mais prática que a do Chelsea de mais fácil leitura e com o essencial. Resta acrescentar só a substituição que Schaaf faz sempre , trocando um ponta de lança por outro por volta dos 70 minutos.Parabéns.

Manuel Araujo disse... / 3 de setembro de 2009 às 14:17  

É verdade, e tem o Moreno no banco, ex-Shaktar e um excelente ponta de lança.

Anónimo disse... / 3 de setembro de 2009 às 15:01  

Grande análise para quem como não sabia como estava este Bremen depois da saída do Diego.

Continuação de um bom trabalho.

Anónimo disse... / 3 de setembro de 2009 às 15:02  

*como eu

Exaile disse... / 3 de setembro de 2009 às 15:48  

Sim senhor, muito bem feito estas analises, espero para ver a analise aos adversários do Sporting e Benfica.

andre--- disse... / 3 de setembro de 2009 às 22:51  

Muito bom !!!

Abraço.

http://apenasesofutebol.blogs.sapo.pt/