Publicidade

http://img91.imageshack.us/img91/1563/bannerpublicitario.gif

[Análise] Chelsea FC



A equipa :




Fonte: zerozero


Petr Cech - É verdade que é um dos melhores Guarda Redes do Mundo. Mas não deixa de ser menos verdade alguma intranquilidade que demonstra a espaços nas suas saidas dos postes. Será importante colocar bolas na área pelo ar , tendo em vista o aproveitamento de algum erro que possa surgir.


Hilário e Ross TurnBull - Serão as escolhas numa eventual ausência do checo.



Branislav Ivanovic - É um jogador regular , que garante qualidade defensiva quer no centro quer na direita. Embora com um grande sentido posicional e em virtude da sua compleição física , Ivanovic apresenta alguma lentidão que pode ser aproveitada colocando jogadores rápidos e de finta curta.É preciso ter muita atenção nas suas subidas em lances de bola parada , pois é fortissimo no jogo aéreo.Será um jogador que pode entrar no onze inicial , consoante as pretensões de Ancelotti quando enfrentar o Porto.




Bosingwa - Jogador bem conhecido entre nós que garante profundidade na lateral direita. Rápido , ágil, boa capacidade de cruzamento e com bom remate , será sempre um problema.É mais ofensivo que Ivanovic , pelo que não se pode descartar o aproveitamento de algum espaço que possa surgir nas suas costas para criar o desequilibrio.



Paulo Ferreira - Muito longe do que já foi no passado , não constituirá grande perigo na minha opinião , embora seja uma alternativa em casos de problemas físicos nos prováveis titulares.



Jualiano Belletti - Embora seja outro jogador que pode fazer a posição de lateral direito , tem sido utilizado a espaços e normalmente para queimar tempo na posição de médio.Tem a experiência que todos lhe reconhecemos mas os 33 anos já pesam.




Ashley Cole - É o lateral esquerdo. Garante alguma profundidade mas também revela algumas deficiências no aspecto defensivo do seu jogo. A sua evolução nesse parâmetro parece que estagnou quando trocou o Arsenal pelo Chelsea.Está longe de ser um jogador intransponível embora possa criar alguns problemas nas suas subidas.Tem técnica e é suficientemente rápido.



Ricardo Carvalho - Também é outro jogador bem conhecido dos portugueses. Muito rápido na forma como se faz aos lances , ágil , facilidade de corte , velocidade , poder de impulsão , sobe bem em lances de bola parada e pode aparecer nas zonas de finalização.Um verdadeiro defesa central. Parece estar definitivamente recuperado dos problemas que o acompanharam a época passada voltando á sua melhor forma.


John Terry - É o "patrão" dos Blues. Tem a voz de comando que todos sabemos , com o seu carisma é capaz de levar a equipa a grandes exibições.No aspecto técnico é um dos melhores defesas centrais do Mundo. É preciso muita atenção nas suas subidas em lances de bola parada , o seu poder fisico faz-se sentir nessas alturas.


Alex - Será uma alternativa aos dois anteriores , embora na minha opinião seja algo inferior a nível técnico.É perigoso pelo remate potente que possui e ainda mais perigoso quando se trata da marcação de livres.



Sam Hutchinson - Jogador formado na "casa". Sente-se bem sobretudo no centro e no lado direito da defesa , mas pode ocupar também o lado esquerdo.Tem "filosofia Blue" e pode ser importante como último recurso para suprimir eventuais ausências.




Nemanja Matic - Chegou esta temporada do MFK Kosice da Eslovénia. Faz da sua muito grande compleição fisica uma virtude. Quase 2 metros de talento , a recuperar bolas e a dar jogo. Precisa de ganhar ritmo numa equipa muito mais evoluida como é o Chelsea e num futebol muito mais exigente. É uma aposta de futuro.



Michael Essien - É na minha opinião um dos melhores jogadores do Mundo.A sua praia é sem dúvida o meio campo , mas pode jogar tanto a defesa direito como a central , sempre com uma enorme regularidade. Trabalha imenso durante os jogos , consegue a espaços aparecer na zona central da área adversária , onde faz uso do seu remate potente e colocado.Isto sem falar do grande número de recuperações de bola que faz durante os jogos , bem como da grande visão e qualidade de passe que tem , desequilibrando constantemente os sistemas contrários. É preciso muita atenção.



Frank Lampard - Dispensa muitas apresentações. É quem gere todos os ritmos de jogo do Chelsea. Possui um remate fortissimo , uma grande visão de jogo , técnica e sente a equipa como poucos. É preciso pressionar forte mesmo antes de ter a bola nos pés. A minima distracção pode ser mortífera.


Joe Cole - Teve o seu auge com Mourinho e foi desaparecendo da equipa. Está a contas com constantes lesões e salvo rápida recuperação física e emocional , não será o quebra-cabeças de outros tempos.



John Obi Mikel - Tem sido titular num sistema de rotatividade implementado por Ancelotti face á quantidade e qualidade de jogadores que possui no seu meio campo.É um jogador possante , mais lento que Essien quer na locomoção quer na leitura de jogo , mas com maior qualidade no jogo aéreo em virtude da sua estampa fisica. Possui igualmente bom remate.




Michael Ballack - Tem sido utilizado essencialmente descaido na direita do meio campo. É um jogador possante que aparece bem em zonas de finalização.Garante a Ancelotti uma maior tranquilidade no que diz respeito ao equilibrio da sua equipa.Está longe de ser um jogador rápido de processos , pelo que uma boa pressão sobre o seu jogo , caso seja opção , será importante na recuperação de bolas e saidas para o contra-ataque. Jogador a ter em atenção no jogo aéreo em bolas paradas. Possui igualmente remate poderoso.Marcador de livres.



Yuri Zhirkov - Chegou esta época , jogou , marcou num amigável com o Milan e lesionou-se.Pode jogar quer a lateral , quer a médio esquerdo. Técnica , velocidade e qualidade de remate , são as suas principais características. É um jogador que pode criar desequilibrios pelo lado esquerdo , ao mesmo tempo que consegue garantir o equilibrio da sua própria equipa nessa zona do terreno.É mais um jogador de qualidade que o Chelsea tem no seu meio-campo.




Deco - Bem conhecido pelos portugueses.Com um dominio de bola ao nível dos melhores , visão de jogo , remate fácil e colocado , sempre á procura dos espaços para receber a bola e criar desequilibrios. Não é um jogador rápido de processos e caso seja escolha , é importante uma forte pressão para aproveitar alguma lentidão que já aparenta.




Florent Malouda - É utilizado no lado esquerdo do losango , garantindo alguma profundidade por esse lado. Em contrapartida , não possui grande cultura quando se trata de recuar no terreno.É mais uma das muitas soluções que o Chelsea tem para o seu meio campo. Não sendo um desequilibrador nato , é sempre um jogador perigoso .



Didier Drogba - Uma força da natureza aliada com uma técnica de topo.Um dos melhores avançados do Mundo. O poder fisico que impõe no seu jogo é sem dúvida uma mais valia. Rápido , possante , remate fácil e forte . Tem aparecido neste Chelsea de Ancelotti descaido nas faixas , por norma na direita , fazendo constantes diagonais com Anelka , baralhando marcações , abrindo linhas de passe e provocando grandes dores de cabeça aos adversários. É preciso policia.





Salomon Kalou - É terceira escolha neste Chelsea. Apresenta ainda a mesma fragilidade fisica com que chegou do Feyenoord. Apesar disso , é um jogador rápido e de grande técnica que num momento de inspiração pode resolver um jogo.



Daniel Sturridge - Chegou esta época do Manchester City como uma das maiores promessas. Ainda não teve grandes oportunidades de mostrar tudo o que de bom se diz dele. É um jogador muito rápido , com técnica e de remate fácil.Será neste momento uma 4ª escolha.



Anelka - Conseguiu no Chelsea mostrar uma regularidade como nunca o tinha feito nos muitos clubes por onde já passou.Isso valeu a época passada o título de melhor marcador na Premier League e de melhor marcador da equipa no conjunto das competições.Suficientemente rápido Anelka parece entender-se com Drogba como com nenhum outro com quem jogou ao longo da sua carreira. Descai normalmente na esquerda , arrastando defesas e abrindo espaço a Drogba.É preciso ter muita atenção. É mais um caso de policia.




O Treinador :



Carlo Ancelotti é o verdadeiro "Italian Boss". Com um curriculo recheado de títulos quer enquanto jogador , quer enquanto treinador , Carlo mostra que a única hipótese é vencer.Comecou a sua carreira enquanto treinador na Reggiana , passando depois por Parma e Juventus. Mas foi no Milan onde passou 8 anos , que mais ganhou. São 8 títulos/taças conquistadas de onde se destacam as duas Ligas dos Campeões conquistadas nas temporadas 02/03 e 06/07.Apesar dos seus ainda jovens 50 anos , Ancelotti poderá já ser considerado uma verdadeira raposa no Mundo do futebol.Tenta aplicar no Chelsea alguns dos ensinamentos da escola italiana , com um sistema base que trouxe do Milan.



As Estatísticas :




Fonte: zerozero


Jogadores:


Quer Porto , quer Chelsea apresentam um grupo constituido por 25 jogadores. Contudo é preciso ter em conta o seguinte : O Chelsea apresenta um grande número de soluções em quantidade e qualidade no seu meio campo. Contudo no sector mais recuado e no mais avançado , uma ou duas lesões/castigos vão acabar por se fazer sentir no aspecto qualitativo do seu jogo.Nessa vertente o plantel do Porto estará muito mais equilibrado e capaz de fazer face a essas contingências do jogo.


Média de Idades:



O Chelsea apresenta uma média de idades de 27,10 contra 24,56 do Porto.Este aspecto pode ser importante. Todos sabemos da exigência de uma competição como a Champions League bem como a importância de ter uma equipa suficientemente "rodada" nestas andanças. Neste aspecto e juntando algumas alterações de fundo sofridas no plantel do Porto , com jogadores vindos da América do Sul , poderá estar aqui um problema. No futebol e principalmente nesta competição um pormenor pode ser tudo.



Média de altura e Peso :



O Chelsea apresenta uma média de altura de 184 cm , contra 182 cm do Porto. A nível de peso o Chelsea apresenta 77kg contra 76kg por parte do Porto. São duas equipas bem constituidas fisicamente e que se podem igualar nesse aspecto no decorrer dos jogos. Importa saber qual das partes está melhor preparada para fazer uso destas médias e ter influência directa no decorrer do jogo.



Os Sistemas :



O 4-4-2 com o meio campo em forma de losango é o sistema base utilizado por Carlo Ancelotti.



Contudo existem mais alternativas como o 4-2-3-1 , que esta temporada foi utilizado no jogo Fulham - Chelsea.





Jogadas-Padrão :




Nesta imagem , que deu origem ao 1-0 no jogo frente ao Burnley é possivel observar uma das jogadas-tipo do futebol do Chelsea . Para colmatar alguma falta de profundidade no seu jogo , Drogba e Anelka abrem nas alas alternadamente , dando origem a linhas de passe e baralhando marcações. É possivel visualizar na imagem o jogador do Burnley assinalado , que deveria estar a fazer pressão sobre Essien , por forma a que este não conseguisse pensar o jogo e fizesse "entrar" o passe em profundidade. Não pressionou , Essien colocou a bola no espaço , Drogba aproveitou as costas do lateral-esquerdo do Burnley e numa espécie de triangulação , cruzou para Anelka concretizar.



Para lá da importância da forte pressão sobre o meio campo do Chelsea que falaremos de seguida é necessária igual atenção por parte os defesas/laterais perante estes movimentos de Drogba e Anelka. São jogadores com grande poder fisico , grande velocidade e que não costumam perdoar quando lhes dão espaço , mostrando um grande entendimento entre si .






Outro movimento tipico é Lampard recuar até perto da sua área para vir buscar a bola e de seguida distribuir. Mais uma vez fica patente a importância de uma pressão alta e constante ao meio campo dos "Blues". Nesta jogada em questão e uma vez que como podemos vêr todas as linhas de passe próximas estão tapadas , Lampard acabou por perder a bola resultando num contra-ataque que por pouco não fez o Burnley se colocar em vantagem no marcador.


É importantissimo para qualquer adversário do Chelsea , pressionar forte o seu meio campo , por forma a não deixar que o jogo seja pensado. Jogadores com a qualidade que os "Blues" têm principalmente nessa zona do terreno , não perdoam a minima desantenção para criar desequilibrios e originar perigo junto da baliza adversária.


Lampard é o homem que exige mais cuidado por ser o verdadeiro "Maestro" da equipa , gerindo os seus ritmos e tempos de jogo.Por alguma razão Ancelotti não tira Lampard do onze , ao contrário dos outros elementos do meio campo que estão em constante rotatividade.


Apontamentos ainda para os cantos e livres. A equipa procura constantemente essas soluções , uma vez que tem muitos especialistas na equipa , seja a marcar livres e cantos , seja a aparecer para concretizar esses lances.


Análise Final :


Em suma , para levar de vencida uma equipa como o Chelsea será necessário :

-Pressionar alto e forte o seu meio campo , principalmente Lampard.

-Muita atenção aos movimentos dos homens mais avançados como Drogba e Anelka que estão constantemente a mudar e a baralhar marcações.

-Não oferecer livres nem faltas nas imediações da grande área.

-Apenas como último recurso conceder pontapés de canto.

- Muita concentração de toda a equipa .


O Chelsea na minha opinião será de novo este ano um dos grandes candidatos a estar presente na Final da Liga dos Campeões , que se disputa no Santiago Bernabéu , pela primeira vez num Sábado. Adivinha-se tarefa muito complicada para o Porto ... mas não impossivel.


3 comentários:

Manuel Araujo disse... / 2 de setembro de 2009 às 19:18  

Excelente post.

Á atenção do Jesualdo :)

telmogalvao disse... / 2 de setembro de 2009 às 20:04  

Excelente análise, grande capacidade de descrição e grande conhecimento técnico-táctico, que ainda hoje não consigo perceber como é ~possivel ser tão grande e vasto...

Anónimo disse... / 3 de setembro de 2009 às 15:05  

Excelente análisa mesmo. Mais completa seria quase impossível. É preciso ter muito cuidado com o Lampard e Droga. Mandem isto ao Juju hehe

Parabéns! ;)