Publicidade

http://img91.imageshack.us/img91/1563/bannerpublicitario.gif

Modelo de jogo vs Formação


Encontrei este vídeo que me levantou uns quantos apontamentos que podem ser de interessante discussão. Durante o vídeo dos juvenis A do Barcelona pode-se ver toda a identidade de jogo do Barcelona "equipa principal" reflectida na maneira de jogar desta.

É incrível como o Barcelona consegue impor o modelo de jogo da equipa principal em todas as equipas da sua formação, privilegiando o passe curto, futebol apoiado, construção de jogo, posse de bola etc..

Isto tudo mostra o cuidado com que o Barcelona olha para a sua formação hoje em dia e que faz deles talvez a melhor escola de formação da actualidade.

Trasnpondo agora estas questões para a nossa realidade e não sendo profundo conhecedor da realidade da formação em Portugal, não me parece que por exemplo os três grandes apostem desta forma nas camadas jovens, por exemplo o Sporting penso que na sua formação privilegia o 4x3x3 com dois extremos bem abertos quando Paulo Bento usa um sistema que não requer extremos puros.
( Se já não é assim na formação do Sporting até á pouco tempo era)

Um dos contras será sempre as características dos jogadores, ou seja, se o Sporting sempre teve extremos de qualidade na sua formação é contra natura não jogar dessa forma, é de facto verdade.

Na minha opinião optar pelo mesmo modelo em todas as equipas desde a formação aos seniores faz com que a identidade do clube, o modelo de jogo fique mais simples de assimilar desde as idades mais jovens e até facilita a integração dos juniores na equipa principal.

Para finalizar, isto só pode ser feito com consciência e com um homem forte no topo da pirâmide, no caso do Barcelona com Guardiola, em Portugal com as constantes mudanças de treinadores fica mais complicado qualquer acção deste tipo.

0 comentários: