Publicidade

http://img91.imageshack.us/img91/1563/bannerpublicitario.gif

Benvenuto Parma !

História


Fundado em 1913 , com o nome de Vedri Football Club , em honra de Giuseppe Verdi , famoso compositor de opera , o Parma Football Club SpA , como hoje é conhecido, teve durante o seu percurso grandes dificuldades em conseguir implementar um projecto de longo prazo.

Depois de passagens alternadas pela Serie B , C e D , durante grande parte da história é em 1990 , 77 anos após a sua fundação que o Parma consegue a sua primeira ascensão á Serie A.
Em virtude da sua chegada o escalão principal do futebol italiano o clube tornou-se um fruto apetecido para investidores e muitos jogadores jovens á procura de oportunidades.
É nessa altura que a famosa Parmalat entra no capital do Parma e apresenta-se como o seu principal patrocinador .

Logo no seu primeiro ano da Serie A o Parma consegue um honroso 6º lugar na classificação final , á qual se junta a conquista da Taça de Itália. O clube vivia períodos de esperança e positividade.Estavamos em 91-92

Passada mais uma época e eis que o Parma consegue vencer o seu primeiro troféu internacional , a Taça das Taças , vencendo posteriormente a Super Taça Europeia.Em 93-94 , o Parma consegue de novo uma presença numa final da Taças das Taças , sendo batido desta vez pelo Arsenal.
Apesar do desaire , os adeptos estavam no céu com uma ascensão tão rápida da sua equipa.

Como se já não bastasse e logo na época seguinte , em 94-95 , o Parma consegue conquistar a Taça UEFA frente á Juventus.
Todos estes sucessos consecutivos , fizeram crêr , não só aos adeptos mas agora aos amantes do futebol em geral , que o Parma seria uma das maiores potências futebolisticas de toda a Europa , originando a que jogadores como Stoichkov , Asprilla , Dino Baggio , Fabio Cannavaro , Zola , Chiesa ou Fuser , olhassem para o clube como um grande passo nas suas carreiras.

É na época de 96-97 que o Parma , já liderado por Carlo Ancelotti , consegue a sua melhor classificação de sempre , um 2º lugar a apenas 1 ponto do então campeão Juventus , garantindo dessa forma uma passagem pela Liga dos Campeões na época seguinte , que foi relativamente discreta se tivermos em conta o passado recente que tinha.

Todo o investimento feito no clube , parecia produzir efeitos imediatos e o sucesso era o lema do Parma. O "Golden Period" durava já há cerca de uma década e parecia não mais ter fim.

Foi já com Malesani e sem Carlo Ancelotti , que saiu do Parma como o treinador que deu ao clube a melhor classificação na Serie A mas que não conseguiu conquistar qualquer título , que o Parma voltou ás conquistas , vencendo a Taça de Itália e sobretudo a sua segunda Taça UEFA , batendo o Marselha na final de 98-99.
O Parma só sabia ganhar e conquistar títulos , iniciando a época 99-00 com nova conquista , desta feita a Super Taça Italiana.
É já com a entrada do novo século que a sorte do Parma parece comecar a mudar , com a conquista de "apenas" uma Taça Italiana em 4 anos.
Em 2003-04 , o Parma é assombrado por um escândalo financeiro daquele que até á data tinha sido o seu grande aliado na criação de equipas vencedoras , a Parmalat.

Apesar de ter chegado em 04-05 á Semi-Final da Taça UEFA , o Parma comecava a fraquejar e os problemas financeiros causados pelo escândalo do seu principal patrocinador , estavam cada vez mais visiveis na performance e qualidade das suas equipas.Depois de quase 3 anos gerido pelo estado italiano , a equipa é comprada em hasta pública , mas os efeitos de um problema financeiro já se tinham feito sentir há muito , pelo que a relegação do Parma á Serie B na época de 07-08 , foi inevitável.

Em 08-09 , quando tudo indicava que as histórias de sucesso do Parma tinham chegado ao fim , eis que o clube volta a mostrar todo o seu carisma e filosofia vencedora ascendendo de novo á Serie A onde se encontra neste momento.

Jogadores Importantes :












Antonio Mirante - Bom guarda-redes , está emprestado pela Sampdoria.












Christian Panucci - Conhecido por todos os adeptos do futebol , confere á defesa do Parma , experiência e qualidade , tanto no centro como na direita. É sempre perigoso no jogo aéreo em cantos ou livres.Grande sentido de oportunidade nesse tipo de lances.










Cristian Zaccardo - Preferencialmente joga como lateral direito , mas também pode fazer a posição de central.Campeão do Mundo pela selecção italiana em 2006 e campeão alemão na época passada pelo Wolfburgo , confere a esta equipa regularidade e segurança.Um bom valor desta equipa.













Alessandro Lucarelli - Jogador experiente. Pode fazer posição na zona central da defesa ou na lateral esquerda. É um jogador perigoso em livres ou cantos. Sobe bem nesses lances e tem sentido de oportunidade.











Stefano Morrone - É o capitão de equipa. Responsável pelo equilibrio da equipa.Muito trabalhador , procura sempre recuperar e fazer o primeiro passe , de forma a que a equipa saia para o contra-ataque com qualidade.









Daniele Gallopa - Tem tendência em acompanhar os movimentos ofensivos da equipa.Não se preocupa igualmente a fazer tarefas mais defensivas no meio campo.Tem boa técnica e qualidade de passe.








Mcdonald Mariga - Apesar de oriundo de um país sem tradição no futebol ( Quénia ) , Mariga procura sempre espaços e linhas de passe.É um jogador que faz constantes movimentações durante o jogo e que procura baralhar marcações.Com velocidade e boa técnica , é o médio mais ofensivo da equipa.









Jonathan Biabiany - Pode jogar tanto na direita como na esquerda.Jogador com grande mudança de velocidade e de finta curta.Com técnica e de dificil marcação para as defesas contrárias.Um bom valor.Faz parte dos quadros do Inter de Milão e está a título de empréstimo no Parma.









Blerim Dzemaili - Faz todo o meio campo da equipa.Pode inclusive jogar nas posições da defesa caso seja necessário.Consegue acompanhar com relativa facilidade os movimentos ofensivos da equipa onde costuma fazer uso do seu bom remate.Tem técnica.É outro dos bons valores presente nesta equipa do Parma a título de empréstimo por parte do Torino.









Davide Lanzafame - O típico avançado.Joga bem a descair para qualquer dos lados do meio campo ofensivo.Bom instinto e capacidade de finalização.Suficientemente rápido e com técnica.Está igualmente no Parma por empréstimo do Palermo.











Alberto Paloschi
- Para mim será um dos melhores avançados/pontas do futebol europeu dentro de pouco tempo e isso chega para o descrever.Jogador muito completo para essa zona do terreno.Mais uma venda do AC Milan para a qual não encontro explicação.Quem fica a ganhar é o Parma.Tem apenas 19 anos.







Valeri Bojinov - Jogador que tem sido fustigado por lesões mas de valor indiscutível.Espera neste regresso a Itália encontrar a felicidade e relançar a carreira.Está no Parma por empréstimo do Manchester City.



Treinador


Francesco Guidolin foi um ex-jogador italiano com carreira discreta.Já como treinador é no Vicenza que consegue o seu primeiro grande feito.Conseguindo subir o Vicenza para a Serie A , Guidolin não se deu por satisfeito e conseguiu apurar a equipa para a Taça UEFA , chegando até ás meias finais da prova.Pelo meio ainda conseguiu conquistar uma Taça de Itália. Perante as provas dadas , é contratado pela Udinese , onde não foi feliz.Depois de algum tempo de insucessos e impasses na sua carreira como treinador , Guidolin é contratado pelo Palermo ,que na altura se encontrava na Serie B.

É no Palermo que Guidolin consegue um feito parecido ao já alcançado no Vicenza.Traz o Palermo até á Serie A e no ano seguinte conquista o apuramento para a Taça UEFA. Bateu com a porta e mais uma vez a sua carreira como treinador acabou por esfriar.

Em 2008 , depois de nova passagem , desta vez conrtubada , pelo Palermo , que Guidolin chega ao Parma com a tarefa da subida , subida essa mais uma vez conquistada.É a 3ª vez que Guidolin consegue fazer subir uma equipa ao escalão principal da Serie A. Será que a história e os feitos de Guidolin se vão repetir e teremos de novo um Parma Europeu ?

Sistemas

O Parma tem por base uma espécie de 4-5-1 , desdobrando-se num 4-3-3 com posse de bola e desferindo perigosos contra-ataque para os adversários , com jogadores rápidos descaidos nas alas mas sempre a virem atrás preocupados com tarefas defensivas (Maringa e Biabyani) , um ponta de lança/avançado (Palloschi/Bojinov/Lanzafame) e médios centro a subirem com a equipa (Gallopa , Morrone , Dzemailli).


Futebol Total:

Fica então as boas vindas do Futebol Total ao regresso do Parma á ribalta do futebol . Esperemos que desta vez o "Golden Period" seja maior que uma década.Benvenuto Parma !



0 comentários: