Publicidade

http://img91.imageshack.us/img91/1563/bannerpublicitario.gif

[Análise] FC BATE Borisov





O Clube
Fundado recentemente , em 1973 , o BATE Borisov foi a primeira equipa Bielorussa a chegar a uma fase de grupos da Liga dos Campeões , feito alcançado a temporada passada onde se deu a conhecer á Europa do futebol.


Joga no Haradzki Stadium , um estádio relativamente pequeno , com capacidade para apenas 5400 pessoas.


Já pisou estádios tão ilustres como o Santiago Bernabeu ou o Estádio Olimpico de Turim , na época passada , onde mais do que um factor de pressão , encontrou nisso um factor de motivação-extra para poder mostrar o seu valor.


Conta no seu ainda curto historial europeu , com dois empates conseguidos diante da Juventus e ainda com um empate conseguido no terreno do Zenit.


Esta temporada o BATE Borisov tentou de novo a presença na liga milionária , mas esse que seria outro feito de ter em dois anos consecutivos uma equipa da Bielorússia na fase de grupos , acabou deitado por terra , sendo eliminados pelo FK Ventspils , na Terceira Ronda de Qualificação para a Liga dos Campeões. Uma eliminatória muito equilibrada de resto , que acabou empatada , 2-2 , com vantagem para os letões que conseguiram marcar um golo no terreno do BATE Borisov.


A nível interno , a equipa bielorussa leva 5 títulos nacionais conquistados ( está em óptima posição para renovar o estatuto esta temporada e elevar para 6 ) e 1 Taça da Bielorússia.


O Bate Borisov pode estar incluido numa liga pouco competitiva , mas não deixa de ser menos verdade que ano após ano , se tem afirmado como a equipa mais competitiva de todo esse conjunto de equipas que disputam o campeonato Bielorusso.


Ainda a título de curiosidade foi o BATE Borisov que formou Aleksander Hleb e Kutuzov , jogador bem conhecido entre os sportinguistas e que tem feito carreira em Itália.




Sistemas


Gonchanrenko parece ainda estar á procura de um sistema base , que maximize as competências dos seus jogadores. Contudo não deverá andar longe de um 4-2-3-1 , com Pavlov e Stasevich á frente da defesa , seguidos de Nekhajchik no centro do meio campo , Krivets na esquerda e provavelmente Skavysh na direita. Na frente com Alumona/Rodionov.


No 4-4-2 Clássico que também costuma usar , meio campo poderá ser constituido pelos mesmos jogadores , colocando Krivets como uma espécie de segundo ponta de lança e com o meio campo constitudo por Stasevich e Pavlov em zonas centrais , mais descaido na esquerda Nekhajchik e Skavysh na direita.


Pode ainda apresentar um 4-5-1 , por forma a conseguir segurar o forte meio campo encarnado e tentar minimizar algumas fragilidades evidentes que estão presentes no seu sector mais recuado.


Para lá da rotatitividade de sistemas , Goncharenko tem aplicado rotatitividade de jogadores , tornando-se algo complicado conseguir prevêr com exactidão de que forma irá dispôr a sua equipa na Luz e quais os jogadores escolhidos , contudo não deverá andar muito longe do referido acima.


Jogadores importantes
:


Sergei Sosnovksi - Não sendo um central brilhante , dá carisma a esta equipa.O principal culpado na derrota por 0-1 , no jogo da primeira-mão do Play-Off frente ao Litex da Bulgária , conseguiu ser o herói da equipa na semana seguinte marcando dois golos decisivos para a presença da equipa bielorussa nesta fase da competição.Será um jogador importante no desempenho do Bate Borisov na Liga Europa. Muita , mas mesmo muita , atenção a este jogador em lances de bola parada como livres ou cantos.Possui um forte jogo aéreo e sentido posicional neste tipo de jogadas.




Sergei Krivets - Leva o número 10 na camisola e ocupa bem todas as posições do meio campo.É um jogador de boa técnica e visão que aparece muito bem em zonas de finalização.Tem tendência a descair pelo lado esquerdo do meiocampo/ataque onde pode ser perigoso.Pode inclusivamente funcionar como um "2º ponta".É um jogador interessante.


Maksim Skavysh - É visto como uma das futuras promessas do futebol bielorusso , tem apenas 19 anos. Jogador com técnica , velocidade e sentido de baliza. Joga na zona central do ataque mas tem tendência a aparecer descaido do lado direito do ataque do BATE Borisov.




Pavel Nekhajchik e Igor Stasevich- Não sendo uns "portentos" a nível técnico , estes jovens de 21 e 23 anos respectivamente , têm boas características. Com boa leitura , jogam nas zonas centrais do terreno , normalmente em zonas mais recuadas mas sempre a espreitar oportunidade para aparecer vindo de trás e dessa forma desequilibrar.É importante atenção e pressão por forma a tornar mais presos de movimentos.




Dmitri Likhtarovich - Costuma ser o capitão de equipa quando joga e pode ter importância na gestão das emoções da equipa.Joga em zonas recuadas do terreno , desempenhando as suas funções com alguma regularidade e objectividade.Jogador com experiência.




Aleksandr Alumona - É um jogador que pode criar alguns problemas. Joga no limite do fora-de-jogo e procura constantemente as costas dos defesas para fazer uso da sua boa velocidade.Caso jogue , atenção nunca será demais.Pode aparecer na direita.




Rodionov - É o típico ponta de lança. Móvel o quanto baste , com técnica , faro pelo golo e que consegue jogar bem de costas para a baliza , aproveitando os médios que o BATE Borisov possui e que aparecem bem em zonas de finalização. Não costuma perder muitas oportunidades. É suficientemente rápido e será necessário marcação apertada , principalmente se o fluxo de "jogo pela relva" que chegar até lá á frente for muito grande.Pode decidir um jogo.


Lacunas :


Aliaksandr Yurevich - É um jogador que ocupa qualquer posição da defesa , preferencialmente o lado esquerdo. Mas a bem dizer , se já desempenha essa posição apenas razoavelmente , qualquer outra que possa ocupar nos respectivos jogos com o Benfica , será de aproveitar.Jogadores rápidos , de finta curta e com técnica é o que ele não quer. Mas é isso que o Benfica lhe vai dar. Terá que fazer a exibição da sua carreira para conseguir parar o ataque benfiquista.


Maksim Bordachev - É um central mas que pode fazer o lado esquerdo da defesa uma vez que é esquerdino. É algo pesado e não muito ágil. Caso jogue , poderá ser mais uma lacuna a aproveitar.Não se dá muito bem com adversários muito rápidos e de bom recorte técnico.


Aleksandr Pavlov - É um médio defensivo , trabalhador mas não muito evoluido tecnicamente.Uma pressão forte pode ser importante para tentar aproveitar alguma possivel perda de bola e assim apanhar a equipa descompensada.


Igor Shitov - Outro central mas que pode jogar na lateral direita.Não é muito evoluido tecnicamente. É corpulento e tem algumas dificuldades de agilidade. Á imagem de Yurevich , será mais um jogador que não se dá muito bem com adversários rápidos e de finta curta.Pode contudo surpreender em lances de bola parada.Bom cabeceador.


O Treinador
:





Viktor Goncharenko é o treinador do BATE Borisov.Foi um ex-jogador Bielorusso que acabou prematuramente a sua carreira aos 25 anos , tornando-se depois como treinador adjunto dos seus antecessores no BATE Borisov.Chegou ao clube em 2007 , ganhando o campeonato Bielorusso nesse mesmo ano , em 2008 e caminha a passos largos nesta altura que o Campeonato Bielorusso vai sensivelmente a meio para conquistar esse mesmo título em 2009.Para além de tudo isto , conseguiu o feito histórico de colocar o BATE Borisov numa fase de grupos da Liga dos Campeões.Como se já não bastasse esse feito , Goncharenko tornou-se no treinador mais jovem de sempre a liderar uma equipa numa fase de grupos da Liga dos Campeões , com 31 anos.


Tem ao longo deste tempo colocado em prática os ensinamentos que foi tendo , com bons resultados até ao momento. É um treinador que tem uma estratégia definida para diferentes momentos de jogo.Tem optado nestes últimos tempos por uma grande rotatitividade da equipa e de sistemas , pelo que nunca se sabe muito bem o que esperar. É um bom valor , quanto mais não seja pelos feitos que já leva nesta sua ainda curta carreira.


Estatísticas

A equipa do BATE Borisov será provavelmente a equipa envolvida em competições europeias com a média de idades mais baixa.Apresenta uma média de 22,59 , menos 1 ano de média , se tivermos em conta o Arsenal como referência .


Houve uma aposta clara do BATE esta temporada , tentando mostrar ao resto da Europa que também por lá se produzem bons valores. Foi uma aposta na formação. Uma aposta de futuro.


É aqui que o Benfica também pode aproveitar alguns problemas de juvialidade que naturalmente a equipa do BATE Borisov tem.Todos sabemos a importância da experiência dos jogadores nestas competições e poderá estar aqui um factor importante para o desfecho dos dois jogos com a equipa bielorussa.


Jogadas-Padrão :


Cantos e livres laterais


É uma equipa que gosta deste tipo de lances. Faz uso do seu bom poder fisico nas linhas recuadas para vir até á grande área desequilibrar nas alturas. É necessária muita atenção , principalmente em relação a Sosnovsky , que não costuma perdoar neste tipo de lances.

Desequilibrios criados pelos médios centro :










É necessário pressionar e de alguma forma prender de movimentos os jogadores do meio campo do BATE Borisov , por forma a terem receio de se aproximar tanto de zonas de finalização junto da baliza do Benfica e dessa maneira criarem desequilibrios.

Passes em profundidade para as costas :



Passes para as costas das defesas contrárias em profundidade , para tentar aproveitar algum balanceamento ofensivo excessivo.



Análise Final Futebol Total :


O BATE Borisov é uma equipa perfeitamente ao alacance do Benfica.Contudo será necessário muita atenção.Não adormecer e entrar num jogo de ritmo lento.


Tem sobretudo no seu espirito de sacrificio e entreajuda a sua maior arma.Possui jogadores razoavelmente evoluidos da linha de meio campo para a frente.Tem fragilidades defensivas que podem e devem ser aproveitadas.



Em suma :





-Não conceder livres laterais nem cantos desnecessários.Quando for impossivel evitar ter em atenção á subida dos seus jogadores das linhas mais recuadas.



-Pressionar forte o meio campo bielorusso.



-Aproveitar fragilidades defensivas.



-Não cair em jogo de ritmo baixo.



-Jogar futebol junto á relva.



O Benfica tem todas as condições para vencer o BATE Borisov.Equipa jovem , com alguns problemas de "juventude" e inclusive fragilidades normais em equipas com recursos inferiores.


Se o Benfica quer seguir em frente na fase de Grupos tem quase que obrigatoriamente mostrar a sua superioridade , nunca esquecendo que esta equipa bielorussa tem valor e no seu ano de estreia conseguiu baralhar as contas num Grupo onde estavam equipas como o Real Madrid , a Juventus e o Zenit.

1 comentários:

Manuel Araujo disse... / 4 de setembro de 2009 às 17:33  

Grande trabalho! Ainda pra mais quando sabemos que informações sobre estas equipas são escassas.
Muito bom ;)